sábado, 30 de abril de 2011

Lixo

   Você cuida bem do seu lixo? É uma pergunta estranha, eu sei, mas acredite é uma pergunta muito importante. Temos o costume de ensacar o lixo e colocá-lo na rua ou em algum lugar apropriado pra que o caminhão do lixo leve. Só "ensacar" não basta. O lixo deve ser primeiramente separado. Isso mesmo, separado. Lembram daquelas lixeiras coloridas que a gente vê na escola? São nessas lixeiras que devemos separar o lixo. O verde é para vidros, o azul para papéis, o vermelho para plásticos e o amarelo para metais. É simples, fácil e a sua mão não cai. Legal né?


   Caso você não encontre essas lixeiras perto da sua casa, não se aflija! Você pode levar para lugares de reciclagem e ainda ganhar dinheiro com isso. Na pior das hipóteses, se não for possível separar corretamente o lixo, ainda existe salvação. Junte tudo em um saco de lixo, aquele saco azul ou preto enorme que sua mãe compra quando faz a feira do mês, amarre bem amarrado e coloque no lugar apropriado para o caminhão do lixo pegar.
   Certifique-se de que o lugar onde você colocou o saco de lixo é realmente apropriado. Nada de colocar na calçada atrapalhando a passagem das pessoas e sujando tudo. Se tiver líquido misturado com o lixo coloque dois sacos ou mais, isso vai fazer com que o líquido não vaze e não deixe tudo sujo e fedido. Tente não encher tanto o saco para que ele não rasgue. Tem coisa pior que saco de lixo rasgado no meio da rua? Fede e atrai moscas e outros insetos, além de ficar feio pra você.
   Um outro ponto importante é tomar cuidado com o que vai colocar no saco de lixo. Lembre-se que são seres humanos que trabalham no caminhão de lixo. Se você colocar vidro solto o gari, pessoa que recolhe o lixo, pode se machucar feio. Eles são trabalhadores e merecem respeito. E eu estou mesmo falando com você que nem olha pra cara dos garis na rua. Não preciso lembrar que essa é uma profissão mais digna que muitas por ai não é?
   Agora você já sabe o quanto é importante cuidar do lixo que produzimos e que é possível até ganhar dinheiro com ele. Leve essas dicas e passe adiante! Recicle!

Sigam: @Maryna_Cris

Publicação da Menka: Maryna Lira de Oliveira.

Um comentário:

  1. não tem coisa mais triste nessa profissão de gari do que a falta de respeito e o não reconhecimento digno do oficio que é tão importante, é de praxe que as pessoas não reciclem ou de valor à reciclagem, mas, não custa nada você se impor perante os mal-educados e dar um belo exemplo de cidadania, nessa situação uma andorinha só pode até não fazer verão... mas que chama outras a seguir o exemplo, sem duvida chama e dá bons resultados. Se não for possível separar e reciclar, siga o exemplo do texto e não atrapalhe o direito de ir e vir de cada um, ponha o lixo em lugar adequado e de forma ordenada. Seja cidadão do mundo, respeite o próximo, esse é o mínimo que você pode fazer para estabelecer uma nova política de boa convivência!

    ResponderExcluir